Sabemos que você já se viu nessa situação: muitos assuntos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pouco tempo para trabalhar tantos conteúdos em sala de aula. Com certeza, essa é a realidade de muitos professores, assim como é a preocupação de muitos gestores escolares.

Hoje, vamos falar sobre os assuntos mais cobrados no ENEM, a partir de levantamentos feitos pelo SAS, especialmente sobre os temas que mais se repetem em matemática, além de dicas básicas para a redação.

O SAS vem realizando um levantamento, nos últimos 11 anos, sobre os temas mais cobrados pelo Exame em todas as áreas de conhecimento e suas respectivas disciplinas.

Para os 5,8 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), as mudanças foram ainda mais desafiadoras. Afinal, a interrupção das aulas levou os estudantes a estudarem e se preparem para a prova de forma remota, muitas vezes por conta própria, utilizando-se de roteiros de estudos e exemplares das edições anteriores.

Pensando nisso, o SAS, Plataforma de Educação, apresenta o Raio X do ENEM: uma pesquisa que aponta os assuntos que mais caem no exame, em todas as áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens, Ciências da Natureza e Matemática) e suas respectivas disciplinas.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o conteúdo da prova é bastante extenso e todos os tópicos são podem ser abordados nas questões. Nosso levantamento se concentra em identificar o que foi abordado em maior número.

Neste caso, questões abordando temas como: geometria, escala, razão e proporção foram identificados mais vezes durante as outras edições desta prova. Por outro lado, notação científica e matriz foram os tópicos menos abordados pelo exame.

Em nosso levantamento, identificamos alguns aspectos interessantes nos assuntos mais cobrados na área de Linguagens e Ciências Humanas que são essenciais para a escrita de uma boa redação.

Em Linguagens, a leitura e a interpretação de textos aparecem em primeiro lugar! Dominar essas habilidades proporciona aos alunos um repertório de conhecimentos, como também maximiza sua agilidade na hora de ler os textos motivadores da redação e de decidir sobre o que irá escrever.

Além disso, leitura e interpretação de texto também são os conteúdos mais cobrados nas provas de inglês e espanhol, o que reforça a importância dessa temática.

Por fim, é necessário se atentar às Ciências Humanas como parte da estratégia de temas e argumentos durante sua escrita. Já que as questões de filosofia focam bastante em ética e justiça, requisitos básicos para qualquer redação do ENEM.

As questões de sociologia cobrem uma gama grande de conteúdos importantes e de maneira mais equilibrada entre si, destacando-se: mundo do trabalho, ideologia e cultura. Dentro destes assuntos pode-se identificar inúmeros temas para a redação.

Logo, estudá-los em conjunto, assim como manter os estudantes informados sobre os problemas da sociedade atual, é fundamental para uma escrita de qualidade.

As escolas parceiras do SAS  estão, há 9 anos, entre as 8 melhores do país no ENEM. Se você deseja fazer parte desse grupo, entre em contato conosco e entenda melhor como podemos ajudá-lo!

ENEM/PRÉ-VESTIBULAR

COMPROVA CURSOS

TURMAS 2021 -ENSINO HÍBRIDO DE QUALIDADE

Curso híbrido, ou seja, parte dos alunos assistem as aulas de forma presencial (respeitando o dimensionamento preconizado pela vigilância sanitária) e outro grupo acompanha as aulas ao vivo (remoto) com método totalmente interativo e dinâmico.